Ter uma home page (página inicial) atrativa é fundamental para o bom aproveitamento do seu site. A home page é não só a página mais importante, como também uma das páginas que mais recebe visitas no seu site. Ela é a página que recebe os seus visitantes e vai situá-los sobre o serviço e valor oferecido, além de guiá-los para realizar os próximos passos.
Diversas empresas gastam muito dinheiro para gerar tráfego no seu site, e acabam tendo prejuízos financeiros, pois um número grande de pessoas visitando o seu site não significa necessariamente que as conversões serão um sucesso. Isso muitas vezes acontece por conta de uma página inicial desorganizada, confusa e sem objetivos definidos.
Para ajudar você no trabalho de construir uma página inicial mais atrativa e focada em aumentar as conversões, vamos dar algumas dicas e insights valiosos, além de citar uma série de conteúdos ricos que podem auxiliá-lo nesse tema.
Organização e objetividade
Item básico, porém fundamental para a sua página inicial e a organização e os objetivos bem definidos para aquela página. Começando pela organização, uma parte importante e que muitas vezes é negligenciada são os menus da página. Um site que oferece uma boa navegação precisa ter um menu objetivo, com fácil localização e legibilidade. Muitas vezes, esconder um menu importante para as suas conversões, como o menu de contato, pode ser um tiro no pé e prejudicar a sua taxa de conversão.
Veja este exemplo do site do “Hospital Albert Einstein”. Além dos menus institucionais que podemos observar na parte superior da página, encontramos, logo abaixo do banner, um menu rápido e objetivo para possíveis pacientes que estejam procurando algum tipo de serviço.
Antes de definir os principais objetivos da sua página inicial, pense nas seguintes questões:
- Quais problemas minha audiência precisa solucionar ao entrar no meu site?
- Quais são as formas de contato que eu ofereço?
- Quais são as principais dúvidas da minha audiência sobre o meu produto ou serviço?
- Qual tipo de ação eu quero encaminhar para minha audiência realizar?
Pensando nesses e em muitos outros objetivos do ponto de vista do seu usuário, de forma individualizada para o seu negócio, você conseguirá fazer as melhores escolhas para a sua página inicial. Além disso, é importante ter uma rotina de experimentação, para entender o que tem ou não funcionado melhor.
Você sabe mapear o caminho do usuário do seu site? Sugerimos a leitura do artigo sobre fluxo navegacional.
Entenda o caminho que os seus usuários percorrem através de um fluxo navegacional.
Definição de personas
Outro recurso que pode ajudar a entender melhor o que deve ser importante para uma pagina incial com um alto índice de conversão são as personas. Pense em quais são os perfis de possíveis clientes que visitam o seu site. Assim, você consegue conversar com o público certo.
Cada vez mais, a comunicação individualizada está sendo necessária para atrair e prender a atenção dos usuários e, para isso, existe a segmentação de público, que tem como objetivo direcionar melhor o conteúdo do site para cada tipo de audiência, sem deixar de lado uma boa experiência.
Para entender um pouco mais sobre a segmentação de público para aumentar as conversões do seu site, acesse este post aqui.
Proposta de valor
A proposta de valor é um elemento que precisa estar em destaque na sua página inicial logo de cara. Ela precisa, em poucas palavras, mostrar para o seu usuário qual o tipo de transformação que o seu negócio vai gerar e por que aquele produto ou serviço vale tanto a pena.
Veja abaixo alguns exemplos de como a proposta de valor das empresas foi bem destacada e apresentada logo na página inicial. Além de explicar, em poucas palavras, o que o seu negócio oferece, a proposta de valor precisa despertar o interesse da audiência em navegar em todo o site.
Saiba como definir a proposta de valor do seu negócio
O copywriting da sua home page merece atenção especial
A escolha das palavras certas na sua página inicial vai ser de grande impacto para o sucesso ou não das suas conversões. O copywriting (texto para vendas) na home page merece atenção especial, pois é ele que vai expor praticamente todos os elementos importantes que citamos aqui neste post.
Nem sempre um bom copywriting significa uma quantidade de texto extensa ou até mesmo palavras com um teor apelativo. Um bom copy precisa ter técnica e objetivo para alcançar melhores resultados.
Conheça 7 técnicas de copywriting para conversão:
- Crie títulos atraentes
- Proporcione escaneabilidade
- Facilite e dê ritmo à leitura
- Evite repetir palavras
- Não use palavras muito difíceis ou longas
- Use metáforas e exemplos
- Use a voz ativa
Quer conhecer de forma mais profunda cada uma delas?